quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Dia16 é marcado por ato antedemocrático e governista!

A manifestação marcada para a praça João Luiz contou com a presença de cerca de 200 pessoas. O surpreendente é que a CUT estva no controle do ato, quando antes tinha sido acordado que seria coordenado pelo SINTE e SINDSERM. De início a CUT já vetou a fala de vários tabalhadores que queriam falar e denunciar o governo, não se dispondo a realizar uma manifestação democrática onde todos tivessem o direito de falar livremtne e criticar os governos de plantão.

Isso causou um mal-estar impossibilitando que a Conlutas fosse parte do mesmo ato apenas como figurante sem poder expressar livremtne sua opinião sobre o arrocho salarial, a quebra das aposentadorias( regra 85/95) e todas as mazelas sociais que acometem os trabalahdores em educação. Por isso nos recusamos a acompanhar a paseata ordeira da SINTE/CUT que não conseguia sequer empolgar ninguém parecendo mais uma marcha fúnebre.

Muitos trabalhadores/as em educação do estado, simpática à política da Conlutas de defesa incondicional das reivindicações dos trabalhadores, permaneceram também na praça. Já os municipais contrários a que o SINDSERM siga o exemplo da CUT( política de atrelamento ao governo municipal do qual Solistício é apenas um testa de ferra) permanceram e realizaram uma assembléia geral coordenada pelo grupo de oposição "Base em Ação" para discutir como encaminhar e cobrar suas reivindicações junto ao poder municipal.

Conclusão: mais uma vez a direção do SINTE chama a categoria para a praça para se submeter à política de arrocho( o famigerado piso de 980,00) e semear ilusão de que a vida está melhorando.

BASTA DE SINDICALISMO PELEGO!
POR UM SINTE DE LUTA, DEMOCRÁTICO E INDEPENDENTE DOS GOVERNOS!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Todos/as aos congresso do SINTE!

FAÇA PARTE DA DELEGAÇÃO DA CONLUTAS!

O Congresso do SINTE deverá ser um momento crucial para a redefinição dos rumos da entidade e das lutas dos trabalhadores em educação no Piauí.
A forma com que foi conduzida a campanha salarial de 2009 precisa de uma séria crítica. Para por em prática sua cumplicidade com o arrocho do governo petista, pisotearam a democracia nas assembléias excluindo a base de qualquer poder de decisão.

Querem excluir a base da capital do XI Congresso!

Tudo isso vem gerando um retrocesso sem precedentes ao movimento sindical na educação. Democracia interna e a ação direta são necessidades objetiva do nosso movimento, que a cada momento são esvaziados conscientemente pala velha direção. Somada à falta de credibilidade por parte da atual direção do SINTE, levou a campanha para mais um becos sem saída. Pos isso querem excluir a base da capital do Congresso, pois sabem que lá irão votar contra adireção governista a favor da luta. Assim, estão deixando de convocar as assembléias para tirada de delegados nas regiões da capital, esvaziando a delegação. Mas pdoemos evitar isso saindo delegada/o na sua região.

Neste congresso, nós da Educação com Lutas, vamos apresentar uma tese que parte de uma análise da realidade da crise, seus reflexos sobre a educação e os trabalhadores; e apresentaremos um conjunto de proposições para serem discutidas com todos os delegados/as. Nossa tese “Por um Sinte de Luta, democrático e independente dos governos” expressa o acúmulo dos debates da Conlutas no setor da educação em nível nacional. Tem um sentido claro de impulsionar a reorganização dos trabalhadores em educação e fortalecer a luta em defesa da educação pública e dos direitos sociais atacados impetuosamente pelos governos Lula e Wellington.


Como sair delegado/a?

Os delegados serão eleitos em assembléias gerais realizada em cada região ou cidade. É uma obrigação do SINTE divulgar dia, local e horário destas. Para ser delegado/a basta, portanto, ser filiado/a e está presente nas assembléias, onde deverá indicar seu nome para a lista, participar ou fazer uma chapa na hora da escolha dos delegados/as. Procure antes saber o dia da assembléia em sua região.

QUALQUER DÚVIDAS LIGAR 8854-6189