sábado, 6 de junho de 2009

DIGA NÃO AO ARROCHO SALARIAL DO GOVERNO W. DIAS


PELO REAJUSTE DE 47%!
NÃO A O %!

Na assembléia do dia 27 de maio, foi decidido que a categoria entraria em estado de greve, e que seria marcada uma nova assembléia para o dia 03 de junho, ou seja, buscar alguma proposta do governo mas preparando a greve. Também ficou acordado que nesse período o SINTE se responsabilizaria por construir a greve, mobilizando a base. No entanto, o que se viu foi algo totalmente diferente, pois a direção foi para as escolas descaracterizar e desconstruir a greve, colocando a culpa nos professores. Abandonaram taxativamente o reajuste de 47% em troco de 13% e fechando os olhos para os graves problemas da educação estadual.
A mentira deslavada
Como se não bastasse, na assembléia do dia 03, Odeni e sua direção passaram dos limites. Primeiro trouxeram vários representantes de regionais do interior para relatarem que eram contra a greve e que o movimento não teria sustentabilidade em suas cidades. Isso sem sequer ouvirem os trabalhadores. Depois, no meio da assembléia a direção do sindicato forjou uma pseudonegociação no karnak. Tudo isso, fazia parte do plano arquitetado pelo SINTE para ganhar tempo e esvaziar a assembléia.

Entretanto, o tiro saiu pela culatra e a categoria insistiu e continuou firme para ver o desfecho da fatídica assembléia geral. Quando a “comissão de negociação” escolhida a dedo pela direção voltou, relataram que o governador estava ausente e que teriam sido recebidos pelo Kleber Eulálio, João de Deus, e Magalhães. Ironicamente os mesmos iriam repassar nossas reinvidicações a W. Dias. Será estes não sabiam ou sabem da pauta histórica da categoria?
Suposto esvaziamento
A maior parte da base já sabendo que essa ida ao karnak não daria em nada, já estava decidida a votar pela deflagração da greve, o que de fato ocorreu. Contudo, Odeni, de forma antidemocrática, não acatou a decisão da categoria, disse que a assembléia não tinha “clima” nem representatividade para decidir nada. Assim, colocou o microfone debaixo do braço, desligou o carro de som e foi embora descaradamente.
Falta de democracia
Foi um famoso um balde de água fria em todos os trabalhadores(as) presentes. Pode está parecendo brincadeira, mais foi exatamente isso que ocorreu. Como que uma assembléia com mais de 300 (ver assinaturas do livro ata) trabalhadores não tinha condição de decidir? A verdade é outra! Na realidade, Odeni desde o inicio se mostrou contra a greve e fez de tudo para não construí-la, inclusive indo as escolas para acabar com qualquer possibilidade do movimento pegar corpo. Todos nós sabemos das estreitas ligações da direção do SINTE com o governo. O sindicato foi o primeiro a desmontar, sob as ordens do Karnak, o movimento e inviabilizar um processo de luta que é legitimo e necessário. Para isso aniquilou a democracia da assembléia e propagou inverdades dizendo que a greve era coisa de uma “minoria”.

Nenhum comentário: